Backgrounds

Sobre o ebook

Sobre o ebook

O Equação Fácil é um ebook que foi escrito pensando em estudantes que não conseguem entender equações polinomiais de primeiro grau da forma convencional. Em vez disso o ebook trata de ensinar esse conteúdo da forma matemática correta e fácil.

Imagine que a sua primeira aula sobre equação polinomial de primeiro grau com uma incógnita (termo desconhecido) o professor começa explicando a equação $2 \cdot x+9=13$ assim:

Isola $2x$ e passa $+9$ para o outro lado da igualdade. Como $+9$ é positivo passa para o outro lado negativo, ficando $-9$. Como $13$ já está depois da igualdade, não mudamos o sinal. Agora isole $2x$ mais uma vez e resolva $13-9$ que é $4$. Como o $2$ está multiplicando $x$, passa dividindo o $4$. Pronto! $x=2$ Entendeu?

É apenas um exemplo isolado. Mas, se você entendeu essa explicação, parabéns! Talvez você não tenha tantas dificuldades para “resolver” uma equação polinomial de primeiro grau. Porém, será que essa é a forma correta de ensinar esse conteúdo pela primeira vez para um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental 2?

E como explicar a resolução da equação $3 \cdot (x-1)=-x+10$ pelo método sistemático acima? Fácil?!

E então essa $\cfrac{2 \cdot (2x+5)}{3}+\cfrac{4 \cdot (-x-5)}{4}-\cfrac{5 \cdot (-2x+1)}{12}=0$?

Muitas vezes as equações são odiadas apenas por serem tratadas como métodos sistemáticos, sem nenhuma verificação e aplicação das propriedades matemáticas básicas. É possível resolver as equações $3 \cdot (x-1)=-x+10$ e $\cfrac{2 \cdot (2x+5)}{3}+\cfrac{4 \cdot (-x-5)}{4}-\cfrac{5 \cdot (-2x+1)}{12}=0$ sem falar de macetes decorativos e sobre MMC.

Não sou contra métodos sistemáticos

Sou contra a utilizar métodos sistemáticos para alunos sem antes apresentar as propriedades fundamentais e que são pré-requisitos importantíssimos para estudar equações. Caso contrário o uso exagerado desse método acaba prejudicando futuros estudos sobre outras equações mais avançadas.

Mais informações estão na página inicial do site.

Página inicial